terça-feira, 16 de agosto de 2011

Trabalhadores e oposição criticam mudanças na estrutura dos Correios

Trabalhadores dos Correios nas galerias do Plenário protestaram nesta terça-feira contra a MP 532/11, que altera a estrutura da empresa, tornando sua natureza jurídica semelhante à de sociedade anônima. Os trabalhadores reclamaram que não foram ouvidos nas negociações da proposta e temem a privatização dos Correios.
“Essa MP não foi discutida com os trabalhadores, a renegamos na essência e queríamos abrir um debate com o governo para manter os Correios uma empresa pública a serviço do povo”, disse Robson Luiz Pereira Neves, coordenador da Comissão em Defesa dos Correios.
Apesar de a mudança de natureza jurídica não implicar uma abertura de capital, os trabalhadores temem que esse seja o segundo passo do governo. Isso porque as sociedades de economia mista, que têm capital privado, são obrigatoriamente sociedades anônimas. Já as empresas públicas podem, ou não, ter essa natureza. “Entendemos que a assembleia [assembleia geral da empresa] poderá permitir a mudança de capital fechado para aberto, e isso vai gerar um debate jurídico”, completou Robson Pereira.
Obstrução
A avaliação de que a MP pode simbolizar a privatização dos Correios também é compartilhada por partidos de oposição que declararam obstrução: Psol, DEM, PSDB e o bloco PV/PPS. Neste último partido está o relator da proposta, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).
“Essa MP é a privatização dos Correios, dá poder suspeito às subsidiárias, transforma a empresa em sociedade anônima, acaba com o monopólio”, criticou o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ).
Já o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), refutou as críticas. “Não defendemos interesse privado. Isso é conversa fiada”, disse, sobre a hipótese de privatização.
* Matéria atualizada às 21h34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...