terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março


















8 DE MARÇO É DA MULHER
 

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.



 "As mulheres lutaram muito para terem seus direitos reconhecidos pela sociedade machista. Por muito tempo foram humilhadas, desprezadas e submetidas as vontades dos homens. Hoje, depois de tanta luta, tantos sacrifícios, tanta humilhação, vemos muitas mulheres abrindo mão do respeito por elas conseguidos. Ou ser taxada de mulher fruta fazia parte do "tratamento mais digno?" E como cobrar mais respeito se as mulheres fazem questão de serem " objeto de desejo?"
   Claro que eu não falo generalizando, respeito demais as mulheres, tudo o que elas conquistaram até hoje, mas tenho certeza que elas mesmo devem se envergonhar ao se depararem com tantas "frutas" por ai"
  Marcel Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...