terça-feira, 26 de abril de 2011

Campo Limpo Pta


Governo do Estado lança “Câmara de Desenvolvimento Metropolitano” 

Geraldo Alckmin assinou também o Projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí e apresentou o novo Conselho de Administração da Emplasa
O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 30 de março, a “Câmara de Desenvolvimento Metropolitano”. O colegiado, composto por 11 secretarias e presidido pelo próprio governador, será responsável por estabelecer a política do governo estadual para as regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas do Estado. “Estamos seguindo um modelo de gestão que já é sucesso no mundo. Cuidar da questão metropolitana é fundamental para a solução dos problemas de todo o Estado”, disse Alckmin.
A Câmara foi criada por meio de decreto junto ao “Sistema de Desenvolvimento Metropolitano”, que irá integrar o planejamento metropolitano para promover modernidade e dar maior velocidade à solução dos problemas comuns que atingem os municípios que compõem a chamada macrometrópole paulista, região que congrega 153 cidades e concentra 72% da população e 80% do PIB do Estado, aproximadamente 27% do PIB do país. “O governador, que inovou ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, avança ainda mais ao instituir a Câmara. Será um instrumento importante no planejamento e execução dos projetos do governo e de articulação com as prefeituras”, disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, secretário-executivo da Câmara.
Uma das atribuições do colegiado será a criação de comitês executivos para planejar e acompanhar cada projeto a ser implantado na região da macrometrópole. Esses grupos de trabalho poderão ser compostos por várias secretarias, dependendo das áreas que integram os projetos. Além do governador Geraldo Alckmin e do secretário Edson Aparecido, da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, farão parte da Câmara os secretários: Andrea Calabi (Fazenda), Bruno Covas (Meio Ambiente), Emanuel Fernandes (Planejamento e Desenvolvimento Regional), Edson Giriboni (Saneamento e Recursos Hídricos), Guilherme Afif Rodrigues (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), José Aníbal (Energia), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), Saulo de Castro (Logística e Transportes), Sidney Beraldo (Casa Civil) e Silvio Torres (Habitação).
O evento contou com a participação de 35 prefeitos das mais variadas legendas, deputados estaduais e políticos de todas as regiões do Estado. “O Sistema de Desenvolvimento Metropolitano trabalhara a favor de todos os municípios, de todas as prefeituras, independente de sua orientação política. O trabalho conjunto entre estado e município é fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, disse o secretário Edson Aparecido.
Aglomeração Urbana de Jundiaí
Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin assinou também o Projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí, constituída por sete municípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Com a Aglomeração, a região ganhará um importante instrumento de planejamento e articulação das políticas públicas nas áreas de planejamento e uso do solo, transporte e sistema viários regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.
Agora, o projeto segue para a Assembléia Legislativa.
Novo Conselho de Administração da Emplasa
Alckmin anunciou também a nova composição do Conselho de Administração da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). São conselheiros da Emplasa: Frederico Bussinger, José Expedicto Prata, José Goldemberg, Marta Dora Grostein, Marcos Camargo Campagnone, Marcos Mendonça, Miguel Luiz Bucalem, Regina Maria Prosperi Meyer, Renato Pires de Carvalho Viégas, Ricardo Toledo Silva e Sonia Maria Barozzi Tenório de Brito
Estiveram presentes à cerimônia os prefeitos: Daniel da Fonseca-PSDB (Cajamar), Miguel Haddad-PSDB (Jundiaí), Mário Reali-PT (Diadema), João Carlos da Silva-PSB (Joanopolis), Milton Serafim-PDT (Vinhedo), Carlos Viera de Andrade-DEM (Quadra), José Bressane-PT (Francisco Morato), João Carlos Forssell-PSDB (Itanhaém), Jorge Costa-PMDB (Itapecerica da Serra), Margareti Rose Groot-PPS (Holambra), Valdemir Gouvêa-PT (Américo Brasiliense), Antonio Aiacyda-PSDB (Mairiporã), Anabel Sabatine-PSDB (Jandira), Adler “Kiko”-PSDB (Rio Grande da Serra), Jorge Abissamra-PSB (Ferraz de Vasconcelos), Eduardo Cury-PSDB (São José dos Campos), Roque Hoffmann-PSDB (Araçariguama), Abel Larini-PR (Arujá), Evilásio Farias-PSB (Taboão da Serra), Roberto Hamamoto-DEM (Caieiras), Aidan Ravin-PTB (Santo André), Marco Bertaiolli-DEM (Mogi das Cruzes), Antonio Carlos Camargo-PSDB (Cotia), José Bernardo Denig-PV (Atibaia), Maria Antonieta Brito-PMDB (Guarujá), João Fattori-PSDB (Itatiba), Roberto Rocha-PSB (Vargem Grande Paulista), Marcos Yukio Higuchi-PSDB (Valparaiso), Samuel da Silva Binati-PSC (Águas da Prata), Carlos Alberto Taino Junior-PSDB (Biritiba Mirim), Sérgio Silva-PT (Carapicuíba), Armando Tavares Filho-PR (Itaquaquecetuba), Oswaldo Dias-PT (Mauá), Hamilton Bernardes Junior-PSB (Pedreira) e José Orlandini-DEM (Bertioga).

 De Paulinianews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...